O sistema é ideal para empresas que desejam abandonar o uso de planilhas e adotar uma tecnologia prática, rápida e econômica. As informações podem ser consultadas em tempo real por meio do GeoUbi admin; e diariamente, semanalmente ou mensalmente, será enviado um e-mail automático com o relatório das horas trabalhadas por cada funcionário, entre outros dados.
Ganha-se fortemente em transparência, pois a data e hora de cada marcação são obtidas do servidor de internet com base no fuso horário da região onde o funcionário se encontra. Mesmo que o horário do dispositivo seja modificado para ajustar uma hora conveniente para o funcionário (por exemplo, chegando tarde e modificando o horário), o sistema utiliza o fuso horário através do servidor na nuvem de acordo com a zona geográfica a partir da qual está sendo operado. Ao capturar a foto de quem está enviando, há uma prova irrefutável de quem marcou a entrada/saída. Sendo assim, não há possibilidade de um funcionário marcar por outro.
Ao considerar uma faixa de tempo ajustável, que é a tolerância que o funcionário tem para não cometer infrações ao marcar sua entrada ou saída, permite-se conhecer ao longo do tempo se esse funcionário está entrando ou saindo alguns minutos antes ou depois. Mesmo que as entradas e saídas estejam dentro da faixa de tempo tolerada, é possível obter a rastreabilidade do funcionário e conhecer assim seu grau de pontualidade. Essas informações auxiliam na formação do conceito que se tem do funcionário.
Sob a lógica do ponto anterior, se a faixa de tolerância for ultrapassada, o tempo será considerado como horas extras. Da mesma forma, se essa faixa não for alcançada, será considerado como tempo que o funcionário está devendo.
GeoUbi Laboral pode ser conectado a sistemas de recursos humanos já existentes nas empresas, para servir como uma ferramenta complementar que fornece as informações necessárias coletadas, processadas e calculadas pelo GeoUbi Laboral.